Telles Bastos e Parreirita em destaque no Cartaxo

  • Local: Cartaxo
  • Data: 1 de Maio de 2019
  • Cavaleiros: Ana Batista, Manuel Telles Bastos, Paulo Jorge Santos, Parreirita Cigano, David Gomes e Verónica Cabaço
  • Forcados: Grupo de Forcados Amadores do Ribatejo, Grupo de Forcados Amadores da Chamusca e Grupo de Forcados Amadores do Cartaxo
  • Ganadaria: José Luís Vasconcellos E Souza D’Andrade
Com cerca de 3/4 de casa preenchida foi a primeira corrida da temporada na praça de toiros do Cartaxo.
O primeiro toiro foi lidado pela cavaleira Ana Batista que brindou a sua lide à memória do seu padrinho de alternativa Joaquim Bastinhas e tinha o peso de 445 quilos. A cavaleira recebeu o seu toiro com algum desacerto nos compridos a um toiro que parecia não ser complicado. Nos curtos levou forte toque no cavalo ao segundo ferro e a partir daí o toiro revelou gênio e também foi a partir desse momento que a sua lide subiu de tom cravando os seus melhores ferros, os seus últimos três.
Pegou pelos Amadores do Ribatejo o forcado Ricardo Jorge à terceira tentativa.
Manuel Telles Bastos teve a lide mais redonda da tarde, entendendo bem o toiro que lhe coube em sorte que saiu à praça com o peso de 485kg. Andou sempre ligado ao toiro e entrando bem pelo toiro para executar as sortes. Terminou a lide com um bom ferro de palmo.
Pegou este toiro pelos Amadores da Chamusca, Helder Delgado à primeira tentativa.
O terceiro toiro da tarde com 510kg foi lidado pelo cavaleiro Paulo Jorge Santos que brindou à memória de Filipe Oliveira, irmão de Manuel Jorge de Oliveira. O toiro não colaborou e o cavaleiro tentou desenhar uma lide séria mas o toiro não ajudou, recorrendo o cavaleiro a terminar com palmitos e violinos para agradar ao público.
Para pegar este toiro pelos Amadores do Cartaxo saltou à praça o forcado Fábio Beijinho. Após quatro tentativas, duas das quais a sesgo e duas tentativas desfeitas o toiro foi pegado pelo grupo da terra.
Parreirita Cigano, abriu a segunda parte frente a um toiro com 445kg. Alguma irregularidade nos compridos, e alguns toques consentidos nos primeiros curtos, terminou a sua lide com dois ferros de parar corações, daqueles que obriga a que a bancada não consiga retirar o seu olhar da arena. Montado no seu cavalo de ferro Rio Frio, para a escassos metros do toiro à espera que o toiro investisse, aguentou, aguentou, aguentou e cravou dois ferros que levantaram a bancada.
Pelos Amadores do Ribatejo pegou à primeira tentativa Ricardo Regueira.
David Gomes brindou aos campinos o toiro que lhe calhou no sorteio. Tinha o peso de 455kg. Andou regular frente talvez ao melhor toiro da corrida e terminou com um par de bandarilhas muito do agrado do público.
Pegou pelos Amadores da Chamusca, Bernardo Borges na melhor pega da corrida que viria a ganhar o troféu em disputa. O toiro investiu alegre com o forcado a meia praça, e muito bem tecnicamente fechou-se com muita correção.
O último toiro da corrida com o peso de 460kg, calhou à mais nova cavaleira da tarde, Verónica Cabaço. Algo desacertada, e com pouca sorte. A tarde não correu como certamente teria idealizado, os cavalos não ajudaram e o toiro não sendo complicado mas também não sendo nenhum santo também não se quis empregar. Terminou a lide com um ferro em sorte de violino com que o público acarinhou com aplausos a novel cavaleira.
Pegou á primeira tentativa o forcado José Ribeiro pelo grupo de Forcado Amadores do Cartaxo numa sorte brindada aos cabos dos grupos do Ribatejo e Chamusca.

Artigos Similares

Destaques